• Rua Baronesa nº 712 - 101 - Praça Seca – Jacarepaguá / Rio de Janeiro

Limpeza dos reservatórios de Água de reuso – captação de água da chuva

Do ponto de vista ambiental o reuso da água aproveitada pela captação de água da chuva é excelente. No entanto, é necessário se atentar a uma série de critérios técnicos quanto a captação, manuseio e armazenamento para que não haja proliferação de bactérias que podem ser nocivas a saúde de todos.

A Norma da ABNT NBR 15527:2007 sobre aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis fornece os requisitos necessários para se utilizar a água de chuva após tratamento adequado em, por exemplo, descargas em bacias sanitárias, irrigação de gramados e plantas ornamentais, lavagem de veículos, limpeza de calçadas e ruas, limpeza de pátios, espelhos d’água e usos industriais.

A qualidade da água de reuso está diretamente relacionada com o seu armazenamento. Por isso, é fundamental manter o reservatório fechado, evitando qualquer brecha ou abertura que permita a proliferação de mosquitos ou mesmo a entrada de quaisquer outros insetos e/ou pequenos animais, gerando possível contaminação da água.

A limpeza dos reservatórios de água de reuso deve ser realizada anualmente. E os padrões de qualidade da água devem ser definidos de acordo com a utilização prevista. Contudo a Norma ABNT NBR 15527:2007 define uma tabela de Parâmetros de qualidade da água de chuva para usos restritivos não potáveis.

Uma orientação importante é jamais utilizar a água de reuso como água potável e, muito menos, interligar o sistema de água de reuso com o sistema de água potável.

A Qualiágua pode lhe ajudar a manter a qualidade de sua água de reuso para fins não potáveis, atendendo as exigências da legislação vigente.